Em todo o mundo, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de cegueira por consequência da catarata. Aliás, de acordo com a IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira), essa doença é a principal causa de cegueira, sendo responsável por 25,81% dos casos. Além disso, existem, aproximadamente, 350 mil cegos por catarata no Brasil. No entanto, poder-se-ia evitar a maioria desses casos através do diagnóstico correto e do tratamento cirúrgico, já que, nessa situação, a cirurgia de catarata é a única opção capaz de recuperar a capacidade visual.
O tipo mais comum de catarata é a senil, devido ao aumento da população idosa, que tende a crescer ainda mais. Isso porque, segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pessoas com mais de 60 anos pode dobrar no Brasil até o ano de 2042. Dessa forma, o rápido crescimento desse grupo de pessoas pode aumentar a prevalência de problemas de visão. Pois, as três principais causas de cegueira (catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade) atingem, em especial, as pessoas de idade avançada.
Mas, felizmente, é possível reverter esses casos de baixa visão e cegueira por meio da cirurgia. Aliás, o procedimento cirúrgico que trata a catarata é feito a partir da inserção de uma lente intraocular, proporcionando um resultado eficaz e imediato. Além disso, o mesmo procedimento também é capaz de auxiliar na correção de erros refrativos, como astigmatismo, miopia e hipermetropia.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário esperar a catarata “amadurecer” para poder recorrer à cirurgia. Pois, ela pode e deve ser realizada antes que haja o comprometimento da qualidade de vida do paciente devido à baixa visual.
**Como é o pós-operatório da cirurgia de cataratacatarata?**
O tempo de recuperação da cirurgia de catarata é rápido. Apesar de cada paciente ter uma cicatrização diferente, muitos conseguem uma melhora considerável na visão já nas primeiras 24 horas.
No entanto, vale ressaltar que, após a cirurgia, é comum sentir um leve inchaço ou inflamação, que pode resultar em visão turva, ondulada ou distorcida.
Além disso, para que a recuperação seja um sucesso, é importante tomar alguns cuidados nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico, tais como:
• Não dirigir antes do primeiro dia após a cirurgia;
• Evitar realizar atividades pesadas ou extenuantes;
• Não esfregar os olhos após a cirurgia;
• Usar óculos escuros em dias claros;
• Evitar colocar água ou sabão diretamente nos olhos;
• Seguir todas as orientações do oftalmologista.
**Quais são os benefícios dessa cirurgia?**
As lentes intraoculares proporcionam ao paciente que tem catarata uma maior qualidade de vida. Pois, ele terá mais independência para realizar suas atividades rotineiras, correndo menos risco de sofrer quedas.
Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada na revista JAMA Ophthalmology, as pessoas que realizam a cirurgia de catarata apresentam menor mortalidade relacionada a doenças vasculares, neurológicas, pulmonares, infecciosas e câncer.
Portanto, se você sofre com esse problema de visão, procure seu oftalmologista de confiança e converse com ele a respeito do tratamento cirúrgico. Essa pode ser a oportunidade ideal para você voltar a enxergar o mundo com clareza.